Preço do bezerro volta a subir no MS

Depois de quase dois anos em baixa, os criadores começam a sentir uma recuperação na cotação do animal.

 

Para quem vende bezerro a valorização veio em boa hora. O ano de 2017 foi difícil, com queda de 20% no preço médio dos animais no estado. Agora os criadores respiram mais aliviados.

“Quando a gente vê uma alta, mesmo que pequena, mas já se mostrando presente de 5%, na comercialização do animal de reposição, isso dá uma certa expectativa pra gente que trabalha com cria e acredito que a gente pode afirmar que o pior momento ficou pra trás”, diz Giulian Rios, criador.

 

Para tentar melhorar a margem de lucro eles investem em genética de qualidade, com o cruzamento de nelore com angus. É que animais mais pesados, tem valor agregado no mercado e maior procura. Um lote da fazenda, por exemplo, vai ser desmamado e vendido com oito meses, pesando em média 240 kg cada animal.

“A gente pretende aumentar a produção, aumentar o número de matrizes para aumentar a nossa produção de bezerros e viabilizar esses lucros pra 2019/2020, que a gente enxerga uma melhor valorização dos bezerros”, comenta Rios, criador.

Em outras regiões do estado, o aumento foi ainda maior.  É o caso de uma leiloeira, em Campo Grande, onde são vendidas por ano mais de 200 mil cabeças, boa parte bezerros e animais pra reposição.

“Nós tivemos um incremento na casa de 15  a 20%, principalmente animais de qualidade,. Tivemos lotes de bezerros de 215 quilos, comercializado a R$ 1.400”, declara Luciano Pires, leiloeiro rural.

Em Jaraguarí, região central do estado, o pecuarista Paulo Lemos engorda 500 bovinos por ano. Parte dos animais ele precisa comprar, e já sentiu no bolso o aumento nos preços.

O problema é que o valor da arroba do boi gordo não acompanhou esse aumento.  “Se tiver essa perspectiva do preço do bezerro continuar crescente vai piorar pra quem faz a engorda”, declara Lemos.

saiba mais

Veja outras reportagens do Globo Rural

 

from Ebookspot-grupo3 http://g1.globo.com/economia/agronegocios/globo-rural/noticia/2018/03/preco-do-bezerro-volta-subir-no-ms.html
via Ebookspot.info-WP

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s